SEM A PRESENÇA DE DEUS NADA VALE À PENA!


Gostaria de apresentar uma pequena entrevista realizada no mês de maio de 2010 com um detento, fruto do projeto evangelístico do Seminário Teológico Batista Equatorial trabalho na Casa Penal de Americano I (CRA-I, Santa Izabel-Pa), onde estamos todas as segundas-feiras desde outubro de 2008.

Altamir da Cunha da Silva está preso por assalto (roubo qualificado, art.157) e formação de quadrilha (art. 288), hoje é servo do Senhor Jesus e responsável pelo trabalho Batista naquela cadeia.

ARB- Como era sua infância e sua relação com a família?

ACS- “Cresci em meio a uma família arruinada, aos 8 anos fui lançado nas ruas e aos 12 fui adotado, aos 18 anos exerci minha primeira obrigação como cidadão, o serviço militar. Em 1993 constituí família e responsabilidades, lutas e frustrações, porém tinha a esperança de ser feliz, custasse o que custar. Trabalhei para grandes empresas como segurança pessoal e patrimonial. Até então, um homem, pai de dois filhos lindos! Pai de família, profissional cidadão idôneo”.

ABR- como foi seu envolvimento com o crime?

ACS- “Após anos de dedicação a família fui surpreendido por grande traição, a infidelidade conjugal, ato que me colocou em uma “lampulheta” e fui forçado a tomar várias decisões precipitadas. Pouco tempo depois passei a viver com prostitutas, perdi o valor pela vida familiar e achei prazer em más companhias, como assaltantes, estelionatários, homicidas e traficantes”.

ARB- com se sentiu quando foi preso?

ACS- “Meses antes da minha prisão perdi vários “amigos” uns para a morte e outros para a cadeia. Não imaginava que o mesmo poderia acontecer comigo, fui preso no dia 09 de agosto de 2008 às 06:00 da manhã. Ao acordar 02 minutos antes, minha primeiras palavras foram; “amor (minha atual esposa) aconteça o que acontecer, não esqueça que eu te amo”. Foi a última frase antes do cerco e invasão da polícia. Tudo o que eu pensei foi: “perdi, caiu a casa”.

ARB- Há quanto tempo depois de ser preso você teve conhecimento da palavra de Deus?

ACS- “Meus primeiros dias na prisão foram muito difíceis, porem minha esposa me cobrava para que eu tivesse um encontro com Jesus, todas as visitas ela me falava das maravilhas que ele estava fazendo em minha vida, porém eu estava cego. No dia 1 de setembro de 2009 eu estava com meus parceiros de cela, quando as 03:00 horas recebi o “ultimato” de Deus, tive várias convulsões acompanhadas de uma parada cardíaca, desde aquele momento eu só chorava e pedia a Deus para não deixar que eu morresse. Jesus  atendeu meu pedido e me restituiu a vida”.

ARB- o que Deus fez em sua vida depois da sua conversão?

ASC- “Após converter-me a Jesus tudo mudou em minha vida, meu ponto de vista quanto a sociedade organizada, meu comportamento, minha vida conjugal, financeira, familiar e principalmente espiritual. Reencontrei minha família depois de 20 anos. Hoje sou mais que vencedor, pois Jesus deu-me uma linda esposa, serva do Deus altíssimo. Jesus é o caminho à verdadeira felicidade!”

ARB- O que pretendes fazer quando sair da cadeia?

ASC- “Hoje sou cooperador na obra do Senhor e estou determinado ao ministério cristão. Quero ser usado para salvar vidas evangelizando da mesma forma que ele me salvou. Vou voltar a sociedade sem dívidas e como representante do Reino de Deus. Trabalhar e viver honestamente servindo a Deus em oferta viva de corpo, alma e espírito.”

ARB- porque não vale a pena o crime? E qual o seu conselho para quem vive no crime?

ASC- “A vida do crime fascina muitos néscios que não a conhecem, porém nada é comparada a realidade quando se trata da “vida” no cárcere. Portanto, o crime só representa dor, sofrimento, solidão, vergonha, humilhação e espancamentos seguidos de mortes prematuras que nem sequer entram nas estatísticas da violência, portanto o crime nunca compensou, não compensa e “NUNCA” jamais compensará. Sem a presença de Deus nada vale à pena!”

Amados, há muitos outros detentos convertidos e estão fazendo a obra de Deus naquele lugar. Pessoas que mataram, roubaram, e fizeram outras coisas que as pessoas sem Cristo fazem dominadas por satanás, hoje estão sendo discípulos de Cristo, verdadeiros missionários. Eles estão pagando pelo crime que cometeram, e conseqüentemente, sendo instrumentos usados por Deus para levar a palavra de salvação.

Eles precisam de apoio e oração. Devemos vencer o preconceito, o medo, o orgulho e fazermos alguma coisa para que essas pessoas consideradas indignas pela sociedade saibam que Cristo morreu por elas. O Senhor nos diz na sua palavra que veio buscar e salvar os que se haviam perdido. Eu creio, e tenho visto isto a cada dia.

O amor pela obra de Deus e pelos presos da Casa Penal de Americano I (CRA-I, Santa Izabel-Pa), tem nos motivado a cada segunda feira pela manhã a irmos para aquele local e compartilharmos do amor de Jesus a eles. Mesmo que a sociedade não reconheça isso, nós servos de Cristo escolhidos por Deus para levar a palavra a todas as pessoas, cumprimos com o nosso dever e fazemos isso por obediência a palavra de Deus, crendo que a palavra transforma, pois se não crêssemos nisso não estaríamos ali.

Anderson Resende Barbosa

Bacharelando Teologia FATEBE/STBE

Uma resposta

  1. Major Valério CRA-1, em 23/05/2010 às 04:24 Diz: Edit Comment

    Grande Pr. Anderson!!
    Gostei mto da entrevista que vc fez com o interno e líder Batista ali no CRA-1, Altamir da Silva Cunha, e graças ao nosso Deus, pois Ele está usando Vcs todas as segunda-feira para levar a preciosa semente àqueles internos, tenho orado mto por todos VCs, sabemos que naum é fácil esse trabalho, [é árduo!! mas Deus quis que esse Núcleo teólogico dentro de uma Penitenciária do Pará fosse realizado, entretanto, o Deus Altissímo, Criador dos Céus e da Terra, é um Deus de estratégias e colocou Vcs ali, Vc , o Pr. Paul Lambach, Pr. Reinaldo e outros irmauns batistas, tudo para a Glória de Deus. Louvo a Deus pela vida de Vcs. Que o Senhor possa retribuir cada um de Vcs conforme a Sua Graça.
    Fik com Deus
    Um grande Abraço do seu irmaum em Cristo JESUS
    MAJ. VALÉRIO CRA-I

Deixe um comentário