LIVRES DO PECADO PARA A SANTIFICAÇÃO.


images

A condição do homem sob o domínio do pecado não é nada interessante, embora a maioria das pessoas não consigam entender essa verdade. A bíblia afirma que o ser humano é submisso a alguém, ou é escravo do diabo ou de Deus. Infelizmente, há muitos “crentes” que ainda não entenderam que a vida de um cristão deve ser de submissão total a Deus conforme diz o texto: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna”. (Rm.6.22).  Encontramos nesse versículo quatro ações de Deus para livrar o homem da escravidão do pecado, que é: Regeneração, Justificação, Santificação e Glorificação.

Uma pessoa eticamente correta, de bons princípios religiosos, de família conservadora e honesta, mas que não foi regenerada, justificada e santificada por Cristo não altera em nada sua situação de escrava do pecado e nem o resultado final da sua recompensa, a morte eterna. Há uma necessidade de libertação e transformação, precisa de um novo nascimento, nova filiação, entender que é necessário morrer para pecado deixando de ser escravo do pecado, e tornar-se servo de Deus.

De acordo com a Bíblia quando o homem é regenerado por Cristo passa ter uma vida restaurada, se torna uma nova criatura, a antiga natureza não tem mais domínio sobre ele. O resultado dessa ação de Deus na vida da pessoa leva-a ter uma busca perseverante por santificação, sem legalismo ou fanatismo fazendo tudo para a glória de Deus; tem vontade imensa de adorar a Deus; passa a ter comunhão com os irmãos; sente fome da palavra de Deus levando-o ao compromisso da leitura da Bíblia e oração e necessidade de ouvir pregações que o ensine cada vez mais sobre a nova vida com Cristo; e consequentemente, profundo interesse em compartilhar o evangelho para que outras pessoas também sejam salvas.

Para que o servo de Deus tenha uma vida santificada ele precisa entender e aceitar que sua vida deve ser de total submissão a Deus, o seu velho dono não tem mais poder sobre sua vida, com a vida justificada e santificada por Cristo, não terá mais o salário do pecado, que é a morte eterna, como resultado de uma vida de submissão ao diabo, mas a promessa da vida eterna que é uma dádiva de Deus para seus verdadeiros servos.

Sendo desafiados a ser padrão de submissão a Cristo, lembrem-se que agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, estar sob o jugo de Jesus garante ao crente vida eterna. Jesus é o seu dono por criação e redenção. A vontade de Deus é que os homens o reconheçam como Senhor para participar da vitória sobre a morte e todas as mazelas desse mundo. E para isso é preciso que haja proclamação do evangelho. Jesus foi exemplo enquanto viveu aqui na terra e deixou a responsabilidade de anunciar o seu evangelho, mostrando ao mundo que ainda há esperança.

O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crer. Vamos viver uma vida livre do pecado para a santificação e, por fim, a vida eterna. Os ensinos de Paulo as novas igrejas cristãs da sua época foi de uma vida cristã baseado nos ensinos de Cristo indicando a forma como os irmãos deveriam seguir; “Integralmente submissos a Cristo”. Não mais dominados pelo pecado sendo escravo do pecado. A graça de Deus alcançada através da salvação torna o homem um novo servo, mas servo de justiça, filho amado de Deus. “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, gloria-se no Senhor”. (1Cor. 1.30-31).

Pr. Anderson Resende Barbosa

pr.andersonbarbosa@gmail.com

membro vice-moderador PIB Brasil Novo-Pa

Deixe um comentário