OS DESAFIOS DA VIDA CRISTÃ


 download (1)2 TIMOTEO 4.1-8.

 

Gostaria de chamar a atenção do leitor para a realidade da vida cristã. Não existe vida cristã sem batalha espiritual. Não existe vida cristã sem sofrimento. Não existe vida cristã sem morte por isso jesus disse.Quem quiser vir até mim, negue-se a sí mesmo, tome a sua cruz, siga-me, quem quiser pois salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” Mc.8.34-35 .

Timóteo era um jovem com uma historia de fé e caminhada cristã excepcional, sua vida de testemunho é louvada por Paulo graças ao zelo e também fidelidade a Deus de sua avó Lóide e sua Mãe Eunice. Quando ainda muito jovem seguiu Paulo na sua segunda viagem missionária e logo depois assumiu o pastorado da igreja de Éfeso. Sua característica pastoral é aprovada por Jesus, doutrinou a igreja de forma que nenhum vento de doutrina atacou a igreja de Éfeso mesmo muitos anos depois de ele partir para outro ministério ou mesmo ter morrido por causa da perseguição.

Vemos em Apocalipse cap. 2, Jesus fazendo menção a essa igreja que foi pastoreada por Timóteo. Mesmo com toda convicção e bagagem pastoral houve um momento na vida de Timóteo que ele foi chamado atenção pelo companheiro Paulo. Havia muita perseguição, havia muitos falsos crentes, havia muitas dificuldades no ministério. Talvez houvesse pensado que ficar quieto sendo um crente só de reuniões regulares na igreja já fosse o bastante.

No inicio do livro de 2 Timóteo encontramos o apostolo Paulo fazendo algumas advertências e  exortações a Timóteo.

  • Reavives o dom de Deus que há em ti;
  • Deus não nos tem dado espirito de covardia;
  • Não te envergonhes do testemunho do senhor;
  • Participa comigo dos sofrimentos a favor do evangelho;
  • Mantem o padrão das sãs palavras que de mim ouviste;
  • Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus;
  • Participa comigo dos sofrimentos como bom soldado de Cristo;

E ASSIM POR DIANTE…

A palavra de Deus sempre nos lembra de que haverá um dia que prestaremos conta a Deus de tudo que fizemos aqui na terra. Mas também vamos prestar contas de tudo que deixamos de fazer que era obrigação nossa que fizéssemos. Jesus deixou uma ordem, PREGAR O EVANGELHO, Paulo novamente lembra Timóteo dessa ordem no versículo 2, “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

Tem muitos “crentes” que querem ouvir o que agrada seu ouvido e coração e partem para outros meios religiosos que falam e prometem coisas agradáveis. No tempo da igreja primitiva já estava surgindo essas heresias e muitos “crentes” preferiam estar nesses lugares do que submeter-se a correção, repreensão e exortação. Vejamos o que diz o texto. “pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como se sentindo coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fabulas”.

O período em que esta carta foi escrita muitos cristãos estavam morrendo, muitos tiveram seus bens confiscados, muitos foram expulsos da região que moravam, passaram a viver sob constante ameaças de morte. Paulo anima Timóteo “se sóbrio em todas as coisas, sofre as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério”. Cumprir cabalmente o ministério é começar a vida crista e concluir. No inicio do texto que lemos há uma menção da vinda de Cristo. Permaneça firme mesmo com sofrimento. Também é lembrado a Timóteo sobre o inicio da sua vida cristã. Cap. 3.14-15.

Embora Paulo estivesse falando de perseguição e sofrimento como ele mesmo descreve que alguns irmãos o abandonaram e outras pessoas o fizeram muito mal, vs.9-14, ele descreve o que teve que suportar, e suportou por amor a Cristo. 2 cor. 11.18-30

Paulo tinha convicção da sua coroa da justiça. Pesava sobre ele a angustia de estar prestes a morrer o qual faz a declaração ciente e consciente de sua morte, “quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegada”. Ele faz referencia a morte de animais no antigo testamente que tinha seu sangue derramado em sacrifício. Paulo entendeu a mensagem de Jesus , (Quem quiser vir até mim, negue-se a sí mesmo, tome a sua cruz, siga-me, quem quiser pois salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á Mc.8.34-35 ).

A esperança da recompensa de Paulo não era de seus méritos, mas da graça de Deus, Paulo não estava recebendo recompensa de chefe de estado e nem de nenhum líder religioso pelo trabalho feito na terra, ele esta dizendo a Timóteo, vale a pena pregar o evangelho, vale a pena seguir Jesus, pois quem me dará a recompensa é o Próprio Jesus, o senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Pr. Anderson Resende Barbosa

Bacharel em Teologia FATEBE/STBE

Deixe um comentário