Missões


logo_porti_1linha

A Junta de Missões Nacionais está com um tema desafiador. “Por Ti, darei minha vida”. Esse tema lembra o hino do cantor cristão, “Tudo entregarei! Tudo entregarei! Sim por ti Jesus bendito, tudo deixarei!” (nº 295).

O pastor Samuel Moutta, pregou no encontro Desperta pelo Brasil realizado na PIB do Pará e enfatizou bem o tema. Várias pessoas foram até a frente dizendo que estavam dispostas a darem suas vidas por missões.

No momento de testemunho o pastor Fabio, missionário da Junta de Missões Nacionais que desenvolve o ministério no Rio de Janeiro, falou dos desafios de pregar a palavra nos morros dominados pelos traficantes. Mesmo diante das dificuldades e perigos relatou sobre almas que estão sendo ganhas para Jesus. Interessante que ao falar isso todos que estavam ali reunidos falaram em alto e bom som como é de costume, o conhecido “amém!”, o pastor no mesmo instante retrucou. “Amém nada! vão subir o morro também”.

Quando Jesus convocou a multidão e os discípulos para O seguir, disse que deveriam negar a si mesmo, tomar a cruz, e segui-lo (adaptado Mc 8.34). A ida para Jerusalém muitos que seguiram a Jesus passaram por momentos de decisões importantes e marcantes em suas vidas. Percebe-se que ao assumir compromisso de “dar a vida”, é estar disposto a “subir o morro também” e foi isso que Jesus colocou para os seus discípulos.

Negar a si mesmo. Isso implica em submissão ao Senhorio de Cristo. Nesse ponto é onde muitos têm dificuldades, pois não estão dispostos a obedecer. O exemplo claro percebe-se em Pedro, no momento em que corria risco de vida, preferiu negar a Cristo. Muitas das vezes quando as pessoas são desafiadas a mostrar verdadeiramente o amor por Cristo, elas O negam. Isso sempre foi difícil, por exemplo, o povo do Antigo Testamento que tinha experimentado todo o tipo de manifestação da presença de Deus, sendo de libertação, conquistas, cumprimento das promessas, outrora feitas, mesmo assim, não quiseram se submeter ao senhorio de Deus.

Tomar a cruz. Significa estar disposto a sofrer pelo evangelho. É dizer para o Senhor Jesus que ele é o dono da sua vida, e que você está disposto tomar a cruz e pagar o preço de dar a vida para que outras pessoas também conheçam a Jesus e sejam libertas do pecado. Ao contrário de muitas religiões tem ensinado, a palavra de Deus nos diz que importa que soframos pelo evangelho. Os ensinamentos de Jesus não foram meras palavras, mas foi prática, vida integrada, no preparo de seus discípulos para poderem suportar as dificuldades que teriam no decorrer do ministério.

Siga-me. Seguir a Cristo implica em fazer escolhas. Nossas escolhas nos dizem a quem nos submetemos. “Por Ti, darei minha vida” é uma escolha. Nessa mesma jornada aparece o jovem rico querendo justificar através da obediência a lei o direito de herdar a vida eterna, porém, Jesus diz que ele precisaria vender tudo dar aos pobres e segui-lo. O jovem fez sua escolha, a princípio o seu desejo era herdar a vida eterna, mas as outras coisas pesaram mais para ele. Fazer missões é se doar.

Anderson Resende Barbosa

Faculdade Teológica Batista Equatorial

pr.andersonbarbosa@gmail.com

Deixe um comentário