O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS NA OBRA DA EVANGELIZAÇÃO


O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS NA OBRA DA EVANGELIZAÇÃO

Mensagem pregada dia 01 de maio de 2010

Retiro da mulheres Batistas- Associação Batista Belém e Arredores-ABBAR.

Escola Bosque, Outeiro-Pa.

I Coríntios 15.1-4 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebeste e no qual ainda perseverais; 2- por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3- Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4- e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

O QUE PODEMOS DEFINIR POR EVANGELIZAÇÃO?

Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e crêem. A nossa presença cristã no mundo é indispensável à evangelização, e o mesmo se dá com aquele tipo de diálogo cujo propósito é ouvir com sensibilidade, a fim de compreender. Mas a evangelização propriamente dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o intuito de persuadir as pessoas a vir a ele pessoalmente e, assim, se reconciliarem com Deus. Ao fazermos o convite do evangelho, não temos o direito de esconder o custo do discipulado. Jesus ainda convida todos os que queiram segui-lo e negarem-se a si mesmos, tomarem a cruz e identificarem-se com a sua nova comunidade. Os resultados da evangelização incluem a obediência a Cristo, o ingresso em sua igreja e um serviço responsável no mundo. (4º artigo Pacto de Lausanne)

A) Definindo evangelização

A palavra “evangelização” deriva de um termo grego que representa, em seu sentido literal, “trazer ou difundir boas novas”. Sendo assim, ao falar sobre evangelização, é preciso haver em mente o conteúdo da evangelização, a pessoa de Cristo Jesus (ROCHA, Calvino. 2003).

 Evangelização é a proclamação de Jesus Cristo como senhor e salvador, por cuja obra o homem se liberta tanto da culpa como do poder do pecado, e se integra nos planos de Deus, a fim de que todas as coisas se coloquem sob a soberania de Cristo. (René Padilla).

Evangelização abrange todos os esforços no sentido de declarar as boas novas de Jesus Cristo, com o objetivo de que as pessoas entendam a oferta de salvação de Deus, tenham fé e tornem-se discípulos (Billy Graham).

A natureza da evangelização.

Quando o apostolo Paulo escreveu aos efésios ele disse que Deus deu dons aos homens com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho da obra e para a edificação do corpo de Cristo (parafraseado Ef. 4.12).

A declaração doutrinaria da Convenção Batista Brasileira faz a seguinte definição de missões: Missões como usamos o termo, é a extensão do propósito redentor de Deus através do evangelismo, da educação e do serviço cristão além das fronteiras da igreja local. As massas perdidas do mundo constituem um desafio comovedor para as igrejas cristãs. […] As missões procuram a extensão do propósito redentor de Deus em toda a parte, através do evangelismo, da educação, e do serviço cristão e exige de nós dedicação máxima.

Portanto, uma das áreas de atuação da Convenção Batista Brasileira destacada na Filosofia da Convenção é missões, a qual diz: Missões é a ação divina, que conta com a cooperação do homem no cumprimento de seu propósito eterno de redimir o pecador e integrá-lo no corpo de Cristo, que é a sua igreja. É o propósito eterno de Deus de remir o pecador, utilizando-se dos salvos para ganhar os perdidos e ainda promover edificação e o crescimento dos próprios salvos. É um desafio que surge do imperativo da grande comissão e da visão das urgentes necessidades espirituais do povo, visão esta inspirada e dirigida pelo Espírito Santo. Qual o conteúdo das boas novas?

1- Jesus Cristo é o conteúdo das boas novas,

2- Jesus Cristo é a essência da evangelização.

Um dos costumes de Jesus conforme a bíblia relata era ir à sinagoga, foi dado o livro de Isaias para ele ler o qual abriu no lugar onde estava escrito relatos que se referia a Ele e leu para todos. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4.18-19).

Os elementos centrais das boas novas de Jesus.

1- Morte e ressurreição. Esses eventos são significativos, pois Cristo morreu por nossos pecados, tomando sobre si a nossa condenação e assegurando a justificação. E ele ressuscitou para provar que o seu sacrifício por nossos pecados havia sido aceito e que ele não havia morrido em vão. Rm. 4.25. O qual foi entregue por causa das nossas transgressões u e ressuscitou por causa da nossa justificação. v 1 Co 15.17-19. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. o E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

2- Testemunhar de Jesus. Os apóstolos pregavam o evangelho e argumentavam que eram testemunhas das coisas que Jesus havia feito. Como crentes em Cristo Jesus e aperfeiçoados na obra devemos testemunhar de Jesus através da sua palavra.

3- O que ele oferece agora. Ele oferece agora as pessoas que estão perdidas na devassidão do pecado, a transformação, libertação e cura. Jesus oferece perdão de pecados, ele liberta o homem do seu egocentrismo tornando-os sensibilizados com os outros.

4- Arrependimento e fé. As duas coisas são inseparáveis, pois fé sem arrependimento não é fé salvadora, ela fica na classificação de crendice. 

 B) Prelúdio à Evangelização. 

verdadeira evangelização nunca ocorre num vácuo .Ela requer diálogo, convencimento, proclamação de que cremos em Cristo Jesus crucificado. (1 Cor.1.23), não pregamos a nos mesmos mas Jesus Cristo. (2. Cor. 4.5) 1 Cor.1.23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; j 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. l 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 2. Cor. 4.5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.

O prelúdio da proclamação é a presença. Como partilhar o Evangelho de Jesus Cristo com pessoas com as quais não mantemos nenhum contato? A presença cristã no mundo não substitui a proclamação, a persuasão ou o diálogo, antes, vem a ser o preâmbulo de todos estes elementos.

C) Os resultados da evangelização.

A Evangelização é a proclamação de Cristo com o intuito de persuadir as pessoas a reconciliar-se com Deus. Vejamos alguns exemplos.

2.Cor. 5.11.  E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência g nos reconheça.

Atos 17.1-4;  Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, a onde havia uma sinagoga de judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, b arrazoou com eles acerca das Escrituras, 3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse c e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. 4 Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos d e muitas distintas mulheres.

Atos 18.4; 4 E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.

Atos 19.8-10, 8 Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus. 9 Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho h diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano. i 10 Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.

Atos 19.26; e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.

Atos 28.23-24. Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.  24 Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos.

Isso não significa que não há confiança na ação do Espírito Santo, mas devemos mostrar aquilo que cremos como verdade absoluta para nós. O novo convertido passará por mudanças radicais em sua vida pelo menos em três aspectos.  Em relação a Cristo.  Em relação à igreja.  Em relação ao mundo. A evangelização traz como resultado a obediência a Cristo, o ingresso em sua Igreja (pertencer a Cristo é pertencer ao povo de Cristo, At 2.40, 47) e um serviço responsável no mundo. Atos 2. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

João 17. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Deixe um comentário